
Em reunião com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na tarde desta quinta-feira (25), o Governador Eduardo Leite propôs a suspensão da cogestão por uma semana. A ideia foi adiante e, após ouvir representantes de todas as regiões e exibições de números alarmantes, Leite definiu pela suspensão do modelo.
Com isso, as regiões devem adotar a partir de sábado (27) os protocolos da bandeira classificada – no caso da região de Passo Fundo, a bandeira preta. Tal regime deve ser posto em prática, pelo menos, até o domingo (07).
Conforme Leite, neste momento é preciso centralizar a gestão, para que seja formada uma “unidade”, evitando desorientação nos protocolos a serem seguidos pela população gaúcha.
“Mesmo não permitindo espaço para desorientação, precisa de mais unidade. Nós não podemos repetir aqui no RS a falta de coordenação nacional. Precisamos puxar juntos na mesma direção e não uma ordem do governador que pode ser contestada”, disse Eduardo Leite.
Vale lembrar que o Estado do Rio Grande do Sul vem enfrentado o avanço da pandemia. Na reunião, o governo apresentou dados que apontam a situação crítica em hospitais e unidades de saúde:
- 91,4% dos leitos de UTI Covid ocupados, ante 76% de 15 dias atrás
- 54% de leitos clínicos ocupados, em um crescimento de 30% em 15 dias
- 60% dos respiradores sendo ocupados, aumento em relação aos 46% de duas semanas
- Novo Hamburgo tem 108% de ocupação de leitos de UTI e Lajeado, 115%
“Todos os dias há crescimento nos números e por isso é tão importante que nos alinhemos em medidas restritivas agora. Não é possível pagar para ver, precisamos avançar na conscientização coletiva de que não estamos na normalidade. Por isso, encaminho a decisão de suspender a congestão e aplicar as restrições que cada região impõe” finalizou o governador.
Ensino
Mesmo que boa parte do Estado esteja sob bandeira preta, as aulas seguem para a educação infantil incluindo 1º e 2º ano. “Deve haver um cuidado muito importante com essas crianças” recomendou Eduardo Leite.
fonte:https://diariodamanha.com/noticias/eduardo-leite-anuncia-a-suspensao-de-sistema-de-cogestao-ja-a-partir-do-sabado/